GESTÃO DA PRODUÇÃO

Usina Boa Vista adota conceito MOM para gestão da produção

Decision Report 01/06/2009

Pertencente ao grupo São Martinho, a Usina Boa Vista, localizada em Quirinópolis (GO), adotou o sistema SAP MII MII (Manufacturing Integration and Intelligence), que permitiu integrar os módulos do sistema de gestão (SAP ERP) da empresa com outros softwares de gerenciamento e sistemas de supervisão e controle instalados na fábrica. O projeto segue o conceito de MOM (Manufacturing Operations Management) e foi implementado pela consultoria e integradora Neoris.
Além da implantação e da integração dos sistemas, a Neoris também desenvolveu dashboards para a gestão de mais de 150 KPIs (key performance indicators, ou indicadores-chave de desempenho), definidos em conjunto e com o know how do cliente, de modo a permitir que toda a produção seja acompanhada e controlada local e remotamente pelo Centro de Operações Industriais (COI) da usina.

A automação permitiu um aumento de 15%, em relação ao previsto, no volume de cana de açúcar moída na usina. Ao mesmo tempo, a quantidade de bagaço utilizada na geração de energia elétrica tornou a planta autossuficiente durante a safra e permitiu a venda de um excedente. A Usina Boa Vista estima que, em 2010, terá capacidade de gerar 65MW e de vender um excedente de 41MW.
Em apenas quatro meses de produção em sua primeira safra, a Usina Boa Vista, inaugurada em maio de 2008, alcançou mais de 90% de produtividade, um índice que normalmente só é atingido em oito meses. Esse recorde é um dos principais resultados da automação completa do gerenciamento das operações dessa usina de álcool e energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS SOBRE O PIX DO BANCO CENTRAL