A APPLE NO INICIO - CURIOSIDADES

25 de maio de 2011 • 19h29

Quando a Apple foi fundada, em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak não eram rostos confiáveis para chefiar a empresa; eles precisavam de alguém mais experiente. Então, o investidor Mike Markkula foi chamado para fazer o trabalho dos "adultos" e manter a empresa funcionando.

Markkula então contratou Michael Scott para ser o CEO da companhia. Os dois haviam trabalhado juntos na Fairchild e Scott chefiou a Apple de fevereiro de 1977 a março de 1981.

A Business Insider está fazendo uma série de reportagens sobre os primeiros dez funcionários da Apple e conseguiu uma entrevista com Scott por telefone.

Scott diz que, quando conheceu os dois Steves, Jobs era o falador e cuidava do Apple II, enquanto Woz era o quieto e fazia o circuito das placas sozinho. Markkula trabalhava no marketing e ele fazia o resto dos negócios, como o pagamento dos funcionários.

O ex-CEO afirmou também que Steve Jobs era excêntrico desde o começo. "Quando a carcaça do Apple II chegou, tinha em bege e em verde, e de todos os tons beges padrão no mundo ¿ e eram milhares -, nenhum o agradava. Tivemos que criar o 'bege da Apple' e registrá-lo", relata.

"A atenção aos detalhes é característica de Jobs, mas também é sua falha, já que ele presta atenção aos produtos e não às pessoas", completa Scott.

Scott não sabe se Steve mudou o seu estilo de administração, mas na época, o atual CEO da Apple não queria supervisionar as pessoas, revisar o trabalho delas ou ajudá-las. Além disso, havia alguns problemas durante as reuniões, porque Jobs ficava com os sapatos sujos em cima da mesa e Markkula ficava do outro lado, fumando.

"Eu tinha abafadores de um lado e pessoas com pés sujos do outro", conta Scott, rindo. Para ler a entrevista completa (em inglês), acesse o atalho tinyurl.com/42gffx2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS SOBRE O PIX DO BANCO CENTRAL