BRICs LIDERAM RECUPERAÇÃO

O consumo dos países emergentes vai fazer com que o mundo saia da crise. Segundo o "pai dos Brics", Jim O' Neill, Brasil, Rússia, Índia e China estão liderando a recuperação mundial, após o abalo financeiro de 2008. Como mostra o gráfico abaixo, o bloco - impulsionado pela China, tem o papel importante de compensar a perda de capacidade de consumo dos Estados Unidos. O chefe de pesquisa econômica do banco Goldman Sachs está no Rio para participar do seminário "Uma agenda para os Brics".
- Eu não penso nos Brics como países emergentes, no sentido tradicional, porque seria quase um insulto. Esses quatro países são parte essencial para qualquer empresa de estratégia global. Em 20, 30 anos, eles vão dominar a escala econômica do mundo. Esse é o destino dos Brics: olhar para a frente - disse.
E a expansão do bloco pode ser vista nos números: o Goldman Sachs elevou a previsão de crescimento do Brasil para 6,4% em 2010, ante expectativa anterior de 5,8%. De acordo com o economista, no mesmo período, a China deve crescer 11,4%; a Índia, 8,2%; e a Rússia, 4,5%.
Em 2050, a China, considerada o "fenômeno econômico mais importante da nossa geração", estará em primeiro lugar no ranking das maiores economias mundiais. Os Brics, aliás, ocuparão quatro das seis primeiras posições, como mostra o gráfico abaixo: Estados Unidos (2º lugar), Índia (3º), Europa - cinco maiores (4º), Brasil (5º) e Rússia (6º).
Entre os Brics, segundo o economista, o Brasil tem o melhor índice Growth Enviroment Score (GES), composto por 13 variáveis que apontam para o crescimento sustentável e a produtividade. Enquanto o Brasil registrou pontuação de 5,3, China ficou com 5,2, Rússia com 5,1 e Índia com 4. Quanto mais perto de 10, melhor é o conceito do país no índice que mede, entre outros itens, corrupção, estabilidade política e inflação.

- O Brasil precisa melhorar em áreas como investimento e educação, mas está no nível mais alto - diz.

http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2010/02/22/paises-do-bric-lideram-recuperacao-mundial-268515.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS SOBRE O PIX DO BANCO CENTRAL